terça-feira, 16 de junho de 2009

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

A Ginástica Laboral pode ser conceituada como um conjunto de práticas físicas, elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e tonificando-as (LIMA, 2003, p.7).

POSTURA ADEQUADA NO TRABALHO

Deve-se analisar as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho. Fazer um trabalho extremamente importante, que atue como uma forma de PREVENÇÃO de futuros problemas que os funcionários poderiam desenvolver como no caso demobiliário inadequado, esforços repetitivos sem pausa, etc.

6 comentários:

Anônimo disse...

André, parabéns pela ótima iniciativa o blog ficou muito bom.
Abs,
Léo

Anônimo disse...

Muito bem, agradecemos por sua participação.
Administrador

Anônimo disse...

Anônimo,

obrigado pela participação

Anônimo disse...

Ginástica Laboral Preparatória

Atividade física realizada antes de se iniciar o trabalho, aquecendo e despertando o funcionário, com objetivo de prevenir acidentes de trabalho, distensões musculares e doenças ocupacionais (Dias, 1994).

Ginástica Laboral Compensatória

Tem sido definido, por Kolling (1980), um dos precursores da Ginástica Laboral no Brasil, como a ginástica que tem por objetivo, precisamente, fazer trabalhar os músculos correspondentes e relaxar os músculos que estão em contração durante a maior parte da jornada de trabalho. Partindo desse ponto de vista, fica claro que, em um programa de Ginástica Laboral Compensatória. é necessário fortalecer os músculos mais fracos, ou seja, os menos usados durante a jornada de trabalho, além de alongar os mais solicitados, proporcionando, dessa forma, compensação dos músculos agonistas para com os antagonistas, de forma equilibrada.

Ginástica Laboral de Relaxamento

É de grande importância desenvolver exercícios específicos de relaxamento, principalmente em trabalhos com excesso de carga horária ou em serviços de cunho intelectual. Nesse sentido, Mendes (2000) confirma que a Ginástica Laboral de Relaxamento, praticada ao final do expediente, tem como objetivo relaxar o corpo e, especificamente, extravasar tensões das regiões que acumulam mais tensão.
Assim, exercícios praticados após o expediente de trabalho, têm como objetivo proporcionar relaxamento muscular e mental aos trabalhadores (Oliveira, 2006).

Ginástica Laboral Corretiva

Tem sido registrado, por Targa, apud Cañete (2001), que a finalidade da Ginástica Laboral Corretiva é estabelecer o antagonismomuscular, utilizando exercícios que visam fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados, destinando-se ao indivíduo portador de deficiência morfológica, não patológica, sendo aplicada a um grupo reduzido de pessoas. Entretanto, a Ginástica Laboral Corretiva visa combater e, principalmente, atenuar as conseqüências decorrentes de aspectos ecológicos ergonômicos inadequados ao ambiente de trabalho (Pimentel, 1999).

Anônimo disse...

Very good!

Adorei o assunto, vou mandar o link para meu chefe, quem sabe ele fica empolgado com o assunto!

Leonel Jr disse...

Será uma ótima iniciativa e um beneficio para você, agradecemos por sua participação.